Responsabilidade Social

Todos somos privilegiados, nós médicos, nossos colaboradores, nossos pacientes. No entanto, grande parcela da humanidade, quer pelo excesso de população, ou pela falta de recursos públicos, ou pela destruição do nosso planeta se encontram em situação de extrema penúria e com alto risco de doenças, sequelas e mortes.

A incompetência dos governos tem cada vez mais contribuído para a humilhante degradação das pessoas. Basta andar no centro da cidade de São Paulo à noite para mais esta constatação, ou navegar pelos sites que indicamos.

Pessoas privilegiadas se organizam em ONGs ou em grupos anônimos, alimentando moradores de rua, acolhendo, tratando, atendendo ou simplesmente distribuindo apoio espiritual aos excluídos da sociedade ou combatendo doenças de difícil controle. Se olharmos além de nossas fronteiras, o continente africano, nosso irmão de fundação do Planeta, agoniza em crianças mortas de fome a cada minuto, enquanto o sul da Europa recolhe cadáveres de refugiados diariamente.

Há pessoas necessitadas. Não seja apenas o observador das desgraças alheias. Faça a sua parte no mundo. Ser privilegiado implica em multiplicar dividindo. Colabore com instituições sérias e sem vínculos com nenhum governo. Participe, compartilhe e seja mais feliz a cada dia.

 

Links recomendados:

  • MÉDICOS SEM FRONTEIRAS

    Médicos Sem Fronteiras é uma organização médico-humanitária internacional, independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam. Também é missão de MSF tornar públicas as situações enfrentadas pelas populações atendidas. São cerca de 22 mil profissionais de diferentes áreas, espalhados por 65 países, atuando diariamente em situações de desastres naturais, fome, conflitos, epidemias e combate a doenças negligenciadas.
    Acesse: www.msf.org.br

  • INSTITUTO BRASILEIRO DE CONTROLE DO CÂNCER
    Uma das principais entidades para o tratamento do câncer de mama no Brasil. O site vale ser visitado e há diversas maneiras de colaborar. Se for uma privilegiada que se curou desta doença compartilhe suas experiências, ajude a quem não teve ainda este privilégio.
    Acesse: www.ibcc.com.br
  • GRAAC – COMBATENDO E VENCENDO O CÂNCER NO BRASIL
    Somos privilegiados por viver muito. Ajudar quem não chegou à adolescência e corre o risco de não ter tempo para viver, estudar, namorar, casar é o mínimo que podemos fazer.
    Acesse: www.graacc.org.br
  • ASSOCIAÇÃO VIVA FELIZ
    Atende centenas de famílias e crianças carentes de favelas de São Paulo, além de trabalhos voluntários em hospitais públicos e com moradores de rua.
    Acesse: www.vivafeliz.org
  • ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE BAIRRO DO JARDIM JARAGUÁ
    Adotando crianças em suas necessidades mais básicas: alimentação, vestuário e brinquedos na região do Jaraguá desenvolve um trabalho social intenso.
    Acesse: www.amjj.org.br
  • ESPAÇO MAIS VIDA
    Atualmente, são 60 crianças e adolescentes, entre meses e 17 anos, encaminhadas ao Espaço MAIS Vida pelo Poder Judiciário, Conselho Tutelar e Serviço SOS Criança. Não são infratores. São carentes, órfãos, abandonados ou oriundos de famílias desestruturadas.
    Acesse: www.mais.org.br
  • CASAS ANDRÉ LUIZ
    A entidade faz um trabalho com deficientes físicos e mentais, acolhendo, cuindando, ensinando, mas principalmente distribuindo amor no que faz. Aceita doações de móveis, roupas, quadros e tudo o mais que não serve em sua casa.
    Acesse: www.mercatudo.org.br
  • ABRIGO BEZERRA DE MENEZES
    Ampara gratuitamente cerca de 200 idosos de ambos os sexos em suas Unidades da Penha de França e Itaquaquecetuba, com a idade mínima de 65 anos, sem discriminação de raça, nacionalidade, credo político ou religioso. Dispõe de recursos humanos especializados, atualmente 241 funcionários assalariados.
    Acesse: www.abrigobezmenezes.org.br
  • AVAAZ
    Histórias são muito poderosas. Elas nos unem e aumentam nosso senso de humanidade. Conheça a comunidade global da Avaaz por meio de nossas histórias.
    Acesse: https://www.avaaz.org/page/po/