A Pressão Alta tem Controle

Orientação produzida pela Clínica da Vila – Diretoria

A pressão alta é considerada aquela maior que 130 (a máxima) e maior que 85 (a mínima). Na pressão máxima, o coração se contrai para mandar o sangue para o corpo, na mínima ele relaxa e recebe o sangue do corpo.

A hipertensão ocorre em pacientes obesos, que não praticam exercícios físicos, fumantes, os que abusam do sal e de bebidas alcoólicas. Existe também a chamada hipertensão essencial, que acomete pessoas que não se enquadram em nenhum dos casos citados.

Prevenindo a Hipertensão Arterial
1. Controle seu peso, não engorde
2. Faça sempre exercícios físicos, por exemplo, caminhe de 30 a 60 minutos de 3 a 5 vezes por semana. Para conseguir isso, deixe o carro em casa, ou desça do ônibus um ponto antes do trabalho ou da sua casa e caminhe.
3. Jamais fume; se é fumante, deixe o vício.
4. Faça uma dieta saudável:
Prefira alimentos cozidos, assados, refogados (evite frituras e gorduras)
Use temperos naturais (limão, cebola, alho, salsa, cebolinha)
Coma muitas verduras, legumes, frutas e alimentos ricos em fibras
Prepare todas as carnes, peixes e aves sem pele
Use sempre leite desnatado e queijo branco.
5. Estabeleça limites:
no sal, em bebidas alcoólicas, em ovos (no máximo 3 por semana), em margarinas
6. Evite:
açúcar, doces em geral, frituras, leite não desnatado, carnes gordurosas (como o cupim), alimentos embutidos e enlatados (salsichas, linguiças, hamburgueres, salgadinhos de pacote).

Consulte seu médico sempre, medindo a pressão pelo menos uma vez por mes. Se for necessário, o seu médico irá prescrever os medicamentos mais recomendáveis para seu caso, tais como diuréticos e outros medicamentos mais recentes.

É importante também a cada seis meses se fazer uma bateria de exames preventivos das consequências da pressão alta, tais como eletrocardiograma, hemograma, colesterol e frações, triglicérides, glicemia e outros que só o seu médico pode lhe prescrever.